gentemmmmmmm!!!
hj faz 1 ano que sai do Brasil e amanha faz 1 ano que minha saga comecou aqui no Canada!
tudo lindo e maravilhoso e aqui no blog voces so ficam sabendo das coisas boas, mas hoje vou revelar que nem tudo è perfeito e que aqui tambem temos alguns problemas de cidade grande.
claro que nao se compara com o Brasil e por isso ainda estou por aqui. que venha mais um ano!
quando eu sai do Brasil meus grandes objetivos eram:
- seguranca
- falar e escrever a lingua fluentemente (ingles e frances)
relebrando alguns fatos, eu me mudei 4 vezes nesse periodo. a 1a mudanca foi do Brasil para ca quando fiquei na casa de Anne, depois de 1 mes fui para a casa de Helder, depois de 1 mes fui para o meu apartamento com Angelica e em 2009 finalmente estou morando com Newton Nelson.
alguns problemas que eu tive comecaram no apartamento em que morei com Angelica. lembram que os mudamos no dia 01 de outbro né? pois bem, o apartamento era no andar terreo e ja no dia 05 de outubro de 08 (domingo) quando estavamos felizes da vida batendo perna na cidade, recebemos a visita inesperada de um drogado FDP! quando chegamos em casa o apatamento estava arrombado na porta de tràs. levaram meu notebook, minha mochila e tudo que ainda estava na mocilha como perfumes e o livro que mainha me deu sobre Jesus. fiquei arrasada e nao podia contar a ninguem. imaginem como isso me sufocou ate hoje, pois adoro contar historias ainda que nao sejam boas. entao, ficamos 1 semana sem contato pois tinha internet mas nao tinha notebook, tive que esperar para comprar outro! ainda ficamos no apartamento com medo, mas o proprietario colocou um alarme nas portas e ficamos mais confortaveis, afinal, o apartamento era muito legal e bem localizado. a sorte é que eu ja tinha feito o seguro do apartamento, coisa que muita gente nao faz, e dai o prejuizo foi menor, pois eu fiz a lista de todos os bens e fui reembolsada em 50% (depois de pagar a fraquia). mas nao tem preco o livro que mainha me deu, nem todas as fotos que perdi e nao tinha backup ainda.
alem do nosso caso, soubemos de outros brasileiros em outros bairros que tambem ja receberm esse tipo de visita incoveniente.
depois disso, no final de novembro recebemos a 1a cota de luz de apenas $350,00 referentes aos meses de Out e Nov. certamente tinha ago errado pois a conta do vizinho era metade da nossa. conversamos com o proprietario e resolvemos.
no final de Dezembro eu fui demitida por causa da crise, mas voces so viram a parte boa da viagem que eu fiz para Vancouver e Calgary que ja estava paga! entao la fui e desempregada viajar! :D
no inicio de Janeiro consegui emprego e namorado, lembram? :D
tudo lindo, tudo flores! a vida recomecou maravilhosa!
dai no final de janeiro recebemos a 2a conta de energia referente aos meses de Dez e Jan no valor de $400,00!!! menino era caro demais, falei novamente com o proprietario, pense na confusao. e a decisao estava tomada. a gente nao ia mais renovar o contrato.
no final de Marco me mudei com NN para o nosso apartamento atual, mas ai em Abril chego a conta de luz do outro apartamento dos meses de Fev e Marco no valor de $500,00!!! foi para arrombar de vez!!! mas pelo menos foi a ultima conta! claro que eu nao paguei as contas sozinhas, fizemos a divisao entre Angelica, Lilo e eu, correspondente ao tempo de moradia de cada um no periodo.
em relacao aos cursos de frances, eu comecei 2 e abandonei os 2 :D
nao dà para estudar com 25 pessoas na sala durante 3 horas e voce so fala 3 frases. to fora!
o jeito era aprender no trabalho. o meu 1o empreo foi otimo, eu falava pelos cotovelos, tav aprendendo muito. mas desde que comecei o 2o emprego eu nao falo quase nada, meu ingles e frances estao estagnados :(
entao, voltando aos meus objetivos sera que eles foram atingidos?
- seguranca: SIM! pois ainda nao se compara ao Brasil, aqui podemos andar livres e soltos e nao tem trombadinha em lugar algum. tem um bando de drogado vagabundo que nao quer trabalhar.
- idiomas: NAO! eu continuo falando portugues e nao falo nem escrevo fluentemente ingles e frances.
MAS nada disso me dòi, a pior dor é realmente a saudade e os lacos de amizades que ainda nao sao os mesmos aqui. nao da para comparar amizades que fiz durante 30 anos com as amizades que fiz em 1 ano, ainda estamos nos conhecendo. amizades novas, amizades que acabam, amizades meia-boca, e um vazio no coracao!
realmente a maior difculdade é o lado emocional que fica muito abalado e isso nao tem preco.
teoricamene eu tenho tudo, saude, dinheiro, namorado, estou no 1o mundo, mas as vezes nao estou feliz, fica faltando algo e sei que sao VOCES :(
mas a vida tem que continuar, eu sabia que nao ia ser facil e eu teria que ser forte para esses momentos!
claro que eu nao esperava que alguem entrasse na minha casa para roubar, ate porque escutamos historias que aqui se dorme de porta aberta, e é verdade! mas fazer o que se eu fui premiada? :D
tenho receio de que Montreal se torne uma cidade grande e problemas sociais comecem, mas o governo daqui trabalha forte para cada vez reduzir esses problemas.
enfim..........
o mundo nao é perfeito e temos que viver nele da melhor forma! temos que ser boas pessoas para os outros, dormir com a consciencia tranquila e dar o melhor de nòs em tudo que fazemos!
hoje estou replanejando minha vida para ter novos objetivos ou atingir os ja planejados como falar ingles e frances, mas tudo tem seu tempo e esta nas maos de Deus! esse sim tem sido meu melhor amigo durante esse ano! ainda bem que ele nao cansa de ouvir meus lamentos e duvidas.
entao nem todas as vezes que eu estava sorrindo por fora eu estava feliz por dentro :D
nao è porque estou no 1o mundo e faco viagens que eu estou feliz. voces sabem que a felicidade esta alem disso e todos nos porocuramos por ela.
a maior felicidade esta no coracao!
entao sigo DE BEM COM A VIDA!
tento ser uma boa pessoa para todos, mas nao sou perfeita!
hoje esta tudo tranquilo e acredito que o 2o ano de Canada sera melhor do que o 1o :D
ter crise existencial é bom de vez em quando para dar uma virada na vida :D
fiquem com Deus! pois minha vida ja esta nas maos Dele!
`Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e ele tudo fará.`(Salmo 37,5)
AMO VOCES!!!
bjssssssss
paulina
4 comentários:
Paulinha;
Muito sincero e corajoso o seu depoimento.
Nem tudo são flores na vida nós sabemos, mas importante é fazer o que você está fazendo, enfrentando as adversidades com disposição e confiança na sua capacidade de vencer desafios.
Sabia que sua adaptação não seria fácil. Você é uma pessoa alegre, de bem com a vida, que valoriza a família e as amizades, então não seria fácil começar uma nova vida longe de casa.
Mas você está conseguindo e os revezes estão deixando você mais forte e experiente.
Estou triste por ter adiado a minha viagem, por causa da pandemia de gripe. Gostaria de estar aí com você para lhe abraçar, passear e conversar bastante, escutando tudo o que você não pode ou não teve tempo para contar, pois este ano que você passou no Canadá foi, sem dúvida, um dos anos mais movimentados da sua vida.
Tudo de bom para você.
Beijos:
Painho.
Oi Paula, sou esposa do Ronald que trabalhou com você no CESAR. Eu sou psiquiatra e consegui a oportunidade de fazer um Fellowship em Toronto,se tudo correr bem com a papelada começo em novembro. Lá vamos nós! Seu blog é bem legal e acaba sendo motivador pra nós que também queremos emigrar. Saíu um artigo na Transcultural Psychiatry (que é publicada pela McGill):Immigrants' Continuing Bonds with their Native Culture: Assimilation Analysis of Three Interviews; talvez você ache interessante. Eu gostei bastante. Um grande abraço, Márcia
Paulinha,
Fácil não é, mas viver o primeiro mundo é outra históra, né?
Aguarde que logo, logo me juntarei a você. Não em Quebec porque não vou aprender francês agora... rsrsrs, mas irei para alguma outra província.
Desejo que você continue com toda essa disposição e coragem para batalhar e vencer e ter muito sucesso e tudo de muito bom que você merece!
grande beijo
Cecília
força, força, força
juntos vcs irão longe e passarão por cima de todas as adversidades!
bjos do cunhado
Postar um comentário